Por Cássio Vasconcelos

A extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil está mais próxima. O Ministério Público da Itália divulgou parecer favorável à medida. A bolsonarista está presa, de forma cautelar, em Roma.
O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (22), pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o Estado brasileiro no processo de extradição, com o objetivo de assegurar o cumprimento das decisões judiciais do país.
A decisão deixa mais próxima a devolução de Zambelli ao Brasil para cumprir as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A parlamentar foi detida em julho de 2025, depois de operação conjunta entre autoridades brasileiras e italianas. A prisão foi determinada pela Corte de Apelação de Roma, que apontou “grave risco de fuga” caso ela continuasse em liberdade.
Carla Zambelli, após rumores de sua prisão pelo STF foi para os EUA, onde não conseguiu visto de permanência e foi para Itália, onde tem cidadania.
Desde então, após solicitação da Justiça brasileira, Carla Zambelli está presa por alto risco de fuga da justiça em presídio comum, o que é normal em qualquer parte do mundo, a única mamata de políticos no mundo, está no Brasil.
